Português (Brasil)

Pará de Minas inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe na segunda-feira

Pará de Minas inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe na segunda-feira

Imunização estará disponível o ano todo nas salas de vacina do município; Dia D da campanha será em 10 de maio.

Compartilhe este conteúdo:

A partir da próxima segunda-feira, 7 de abril, começa em Pará de Minas a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A novidade deste ano é que a vacina contra a influenza estará disponível durante todo o ano em todas as salas de vacinação do município, e não apenas em campanhas sazonais. O imunizante seguirá sendo aplicado em grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências. 

Vacinação contra a gripe segue até janeiro de 2026 

De acordo com Juliana Viana, responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, com a chegada do outono, a recomendação é reforçar a imunização. “A influenza é uma doença respiratória aguda que pode levar a complicações graves e até ao óbito. As vacinas disponibilizadas são seguras e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, reforça. 

Juliana destaca ainda que o Dia D de vacinação no município está marcado para 10 de maio, quando será realizada uma ação especial para ampliar a cobertura vacinal no município. 

Importância da vacina contra o HPV 

Juliana Viana, responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero e de outras doenças graves. Ela também destaca que a vacina está disponível gratuitamente na rede municipal de saúde e alerta para o alto custo em clínicas particulares. 

Desde 2014, o imunizante contra o HPV está disponível no SUS para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Atualmente, apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção. 

O HPV está diretamente relacionado ao desenvolvimento de câncer de colo de útero, mas também ao câncer de orofaringe, boca e câncer anal. "Por isso, é fundamental que tanto meninas quanto meninos sejam vacinados. Em Pará de Minas, a cobertura vacinal entre as meninas é de 66%, enquanto entre os meninos é de 58%; a meta do município é de 95% de cobertura vacinal", destaca Juliana.

A vacina contra o HPV pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do município, e há um planejamento para levar a imunização também às escolas. 

Juliana Viana ainda desmistifica a ideia de que vacinas oferecidas gratuitamente pelo SUS seriam menos eficazes do que as disponíveis na rede privada. "O custo da vacina na rede particular é muito alto, inacessível para grande parte da população. Mas é importante reforçar que não há diferença entre a vacina gratuita do SUS e a vacina paga. Ambas têm a mesma eficácia", afirma.

Com informações Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pará de Minas

 

Compartilhe este conteúdo: