Português (Brasil)

Pará de Minas lança Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Pará de Minas lança Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Documento tem como objetivo assegurar o atendimento prioritário a pessoas diagnosticadas com TEA nos serviços públicos e privados.

Compartilhe este conteúdo:

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (19), a titular da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Assunção Faria, anunciou o lançamento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento tem como objetivo assegurar o atendimento prioritário a pessoas diagnosticadas com TEA nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. A emissão da CIPTEA terá início na próxima segunda-feira (24). 

A secretária Cláudia Assunção destacou a relevância do documento para garantir direitos e promover a inclusão social das pessoas com TEA. “Em cumprimento à Lei Municipal 6708/2022, é fundamental que a Secretaria de Assistência Social assegure a emissão deste documento. A carteira permite que o indivíduo usufrua dos benefícios, garantindo atendimentos prioritários e facilitando seu reconhecimento e inclusão social”, afirmou. 

A assistente social Rafaela da Silva Maia reforçou a importância da CIPTEA para o acesso a diversos serviços. “Esse documento garante prioridade nos atendimentos de serviços públicos e privados. Basta apresentá-lo para ter um olhar diferenciado e prioritário, conforme determina a lei. A carteirinha abrange áreas essenciais como educação, saúde e assistência social, além de outros serviços que também devem respeitar essa prioridade”, explicou Rafaela Maia, reforçando que “a CIPTEA não está vinculada a critérios assistenciais e qualquer pessoa com diagnóstico de TEA tem direito a solicitá-la”.  

Como solicitar a CIPTEA 

Os interessados deverão comparecer a um dos três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pará de Minas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os endereços são: 

  • CRAS Centro: Rua Alferes Esteves, 95; 

  • CRAS Walter Martins: Rua Georges Collin, 371; 

  • CRAS Novo Horizonte: Rua Paulo Braz de Menezes, 87. 

Documentos necessários para a emissão: 

  • Cópias da Carteira de Identidade e do CPF do requerente; 

  • Comprovante de residência atualizado (dos últimos três meses); 

  • Relatório médico com indicação do CID; 

  • Uma foto 3x4 recente; 

  • Cópias da Carteira de Identidade e do CPF do responsável legal, quando aplicável. 

Com informações: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas

 

Compartilhe este conteúdo: