Blitz educativa reforça combate à violência contra a mulher em Pará de Minas
Ação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Civil conscientiza sobre importunação sexual e divulga canais de denúncia.
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil de Pará de Minas promoveram, nesta quinta-feira (27), uma ação educativa na Praça Torquato de Almeida, focada na conscientização sobre violência contra a mulher e importunação sexual. A blitz fez parte da campanha "Juntos pelo Respeito - Carnaval Sem Violência", reforçando a importância do respeito e da segurança, especialmente durante o período carnavalesco, quando os casos de violência tendem a aumentar.
Durante a ação, também foi divulgada a campanha da Polícia Civil de Minas Gerais para 2025, "Depois do Não é Crime, Uai", que visa ampliar a conscientização da população sobre os direitos das mulheres e os limites do consentimento.
De acordo com representantes da GCMPM, embora Pará de Minas não tenha um carnaval de grandes proporções, a luta contra a violência de gênero deve ser constante e o combate a esses crimes não pode se restringir a datas específicas — é um compromisso diário que exige engajamento da sociedade e a promoção contínua de ações educativas.
Além de conscientizar a população, a blitz reforçou a importância da Delegacia da Mulher de Pará de Minas, um espaço especializado para acolhimento e atendimento às vítimas. Também foram divulgados os canais de denúncia, fundamentais para garantir que casos de violência sejam investigados e punidos.
Com essa iniciativa, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil reafirmam seu compromisso com a proteção e o respeito aos direitos de todos, trabalhando para tornar Pará de Minas uma cidade cada vez mais segura e acolhedora.
Com informações: Gestão de Comunicação Institucional da GCMPM