Estação Afro: novo projeto destaca artistas da cultura afro em Pará de Minas
Iniciativa da Secretaria de Cultura terá edições mensais com diversas expressões artísticas.
Com o objetivo de dar visibilidade aos artistas que promovem a cultura afro em Pará de Minas, a Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional lança, no próximo sábado (15), o projeto Estação Afro. A estreia acontece às 15h, na Estação Cultural, e contará com a exibição do documentário Madonas Negras, dirigido pelo ator e diretor Rony Morais, seguida de uma roda de conversa.
O projeto terá edições mensais abertas ao público e contemplará diferentes segmentos da arte. “O Estação Afro é a oportunidade de reunir os artistas que já fazem a cultura afro acontecer em nossa cidade, muitos deles vindos das periferias. Queremos dar visibilidade a essas vozes”, destaca Rony Morais.
O documentário de abertura, Madonas Negras, traz a história de Ana Souza e Andréia Rodrigues, duas mulheres negras que se destacam em Pará de Minas. Além da exibição, convidadas debaterão os desafios enfrentados pelas mulheres, como discriminação, sobrecarga e a ausência em espaços de poder.
Segundo João Batista Leite, coordenador da Estação Cultural, o projeto se propõe a valorizar a produção artística afrodescendente na cidade. “Teremos atrações variadas ao longo do ano, como música, oficinas, entrevistas, bate-papos, culinária e capoeira. A ideia é oferecer um espaço aberto tanto para os artistas quanto para o público”, explica.
O evento é gratuito e os ingressos serão distribuídos no próprio local a partir das 14h30. O espaço tem capacidade para 70 pessoas.
Redação Elas em Pauta
Imagem: Assessoria de Imprensa