Lohanna França assume liderança da maior bancada feminina da história da ALMG
Com 15 deputadas, bancada feminina bate recorde e reforça protagonismo das mulheres na política mineira.
A deputada Lohanna França (PV) foi eleita líder da bancada feminina na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O anúncio da liderança foi feito na última quarta-feira (5), durante Reunião Ordinária da ALMG. Com 15 deputadas em sua composição, esta é a maior bancada feminina já registrada na história da Assembleia. A bancada feminina é um grupo suprapartidário, formado por todas as deputadas da Casa.
Representatividade e compromisso
Lohanna, que já era conhecida por sua atuação voltada à defesa dos direitos das mulheres, agora assume a responsabilidade de coordenar um grupo de deputadas na criação e fiscalização de políticas públicas para mulheres no Estado.
A deputada destacou a importância de ocupar esse cargo de liderança em um momento em que a luta por igualdade de gênero continua sendo uma das maiores bandeiras da sociedade. "Estou muito honrada com a confiança das colegas deputadas. Esta vitória não é apenas minha, mas de todas as mulheres que, com coragem e determinação, lutam por um Estado mais justo e livre de discriminação", afirmou Lohanna França.
Prioridades da bancada feminina
A nova líder da bancada feminina também se comprometeu a intensificar o trabalho da ALMG em questões como o enfrentamento da violência doméstica e a participação das mulheres nos espaços de poder. Ela ressaltou que a atuação da bancada será voltada, principalmente, para as políticas públicas que garantam os direitos das mulheres em todas as esferas da sociedade.
Com um crescimento significativo, a presença feminina na Assembleia reflete um movimento nacional por maior inclusão das mulheres na política. Apesar dos avanços, desafios como desigualdade de recursos para campanhas, resistências estruturais e violência política de gênero ainda persistem. No entanto, a liderança de Lohanna França e a ampliação da bancada feminina são sinais de um futuro promissor para a luta por igualdade no Parlamento mineiro.
Redação Elas em Pauta
Imagem: Assessoria de Imprensa Lohanna França