Português (Brasil)

Ação em Pará de Minas marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Ação em Pará de Minas marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer

Evento organizado pela Abraco alerta para a prevenção e hábitos saudáveis.

Compartilhe este conteúdo:

Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. No Brasil, surgem aproximadamente 704 mil novos casos da doença a cada ano, sendo o câncer de mama o mais comum entre as mulheres. 

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer, a Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer (Abraco) promoveu uma ação pelas principais ruas do Centro de Pará de Minas. 

O movimento teve início às 9h na Praça da Matriz, com atividades físicas e orientações sobre os cuidados com a saúde para a prevenção da doença. Com a hashtag #vadelenco, o evento reuniu pacientes atendidos pela Associação, além de apoiadores da causa. Em seguida, os participantes caminharam até a Praça Torquato de Almeida.

Leidilaine Brito, coordenadora da Abraco, destacou a importância da mobilização. "Nosso objetivo com essa ação nas praças é conscientizar a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis para prevenir o câncer. Existem fatores de risco que podemos controlar para evitar diversas doenças, não apenas o câncer".

Entre os principais fatores de prevenção, Leidilaine ressaltou a importância de evitar o sedentarismo, o tabagismo – incluindo o cigarro eletrônico –, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, além de manter as vacinas em dia, especialmente contra hepatite B e HPV.  "Adotar um estilo de vida saudável, praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação equilibrada rica em nutrientes e fibras, consumir frutas e usar protetor solar para prevenir o câncer de pele são medidas essenciais. Nosso objetivo foi mobilizar e alertar a população sobre a importância da prevenção", enfatizou Leidilaine.

A ação reforçou a necessidade de cuidados contínuos para reduzir os índices da doença e melhorar a qualidade de vida da população. 

Redação Elas em Pauta

 

Compartilhe este conteúdo: