Uma em cada três crianças tem perfil aberto nas redes sociais, alerta pesquisa
Dados foram divulgados nesta terça pela Unico e Instituto Locomotiva.
Uma pesquisa da empresa Unico, especializada em identidade digital, e do Instituto Locomotiva revela que uma em cada três contas de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos no Brasil está com o perfil totalmente aberto em redes sociais. O levantamento, realizado com 2.006 responsáveis, aponta que 47% dos jovens não controlam seus seguidores, interagindo com desconhecidos.
A exposição excessiva preocupa especialistas, já que 61% compartilham fotos pessoais e familiares, marcam localização e identificam parentes. Além disso, 33% postam imagens com uniforme ou mencionam a escola que frequentam. Esses hábitos aumentam os riscos de crimes virtuais e fraudes, conforme alerta a diretora de proteção de dados da Unico, Diana Troper.
A pesquisa mostra que, embora 89% dos pais acreditem estar preparados para proteger a privacidade dos filhos, 73% desconhecem práticas que podem levar a vazamentos de dados. Entre os riscos apontados estão o uso de redes públicas de wi-fi, repetição de senhas e instalação de aplicativos duvidosos.
Para garantir a segurança dos filhos, especialistas recomendam que pais e responsáveis adotem medidas como configurar perfis fechados, monitorar o tempo de uso das redes e orientar sobre os perigos da superexposição. O diálogo aberto e a educação digital são fundamentais para que crianças e adolescentes desenvolvam hábitos seguros na internet e evitem riscos associados à falta de privacidade.
Com informações Agência Brasil