Português (Brasil)

Pará de Minas faz história com três mulheres no Legislativo Municipal

Pará de Minas faz história com três mulheres no Legislativo Municipal

A posse das parlamentares marca um avanço significativo na representatividade feminina na política local.

Compartilhe este conteúdo:

Pela primeira vez na história, a Câmara Municipal de Pará de Minas contará com três mulheres entre os vereadores eleitos: Camila Mão Amiga, Irene Melo Franco e Márcia Marzagão. A posse das parlamentares, juntamente com os demais vereadores eleitos, marca um avanço significativo na representatividade feminina na política local e traz expectativas de mudanças importantes no Legislativo. 

Irene Melo Franco, reeleita para mais um mandato, destacou o compromisso com a Procuradoria da Mulher e a ampliação de ações voltadas às mulheres. “Estamos felizes com a posse e com mais um mandato representando as mulheres. Agora, em janeiro, vamos conhecer outros trabalhos de Procuradorias da Mulher e trazer para Pará de Minas todas as novidades que pudermos implementar na nossa cidade. Temos exemplos importantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e em Nova Serrana, além do convite da deputada Ione para conhecer como funciona a Procuradoria da Mulher em Brasília. Esse será o momento de planejar como essas ideias serão colocadas em prática por aqui.” 

Camila Mão Amiga, a vereadora mais votada, ressaltou a importância de incentivar a participação feminina na política. “Hoje, temos três mulheres na Câmara, o que é um passo muito importante. Precisamos ocupar mais esses espaços e incentivar outras mulheres a fazerem o mesmo. Meu primeiro passo será entender o cenário da Câmara, verificar os projetos existentes e ouvir a população para atender às demandas reais. Tenho minhas bandeiras e causas, mas estou ali por todos. Posso garantir que haverá muito trabalho.” 

E após liminar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a vereadora Márcia Marzagão, que teve o mandato cassado em 2022, retorna ao Legislativo Municipal, reforçando a importância de fortalecer a representatividade feminina. “Eu trouxe para a cidade uma realidade que ainda não existia; eu trouxe um enfrentamento contra um sistema muito machista. Na época da minha cassação, eu sofri vários atos de violência política de gênero, eu estava grávida quando meu mandato foi cassado. E a partir daí, nós começamos uma nova batalha, de retomar os meus direitos políticos e vencer nas urnas. E agora, eu retorno, da forma como eu sempre estive lá, em busca dos interesses da população, de forma independente e muito mais forte", enfatiza a vereadora. 

Além da posse dos vereadores, a mesa diretora da Câmara também foi definida:

Délio Alves (PL) - presidente; 

Léo Xavier (NOVO) - primeiro vice-presidente;

Léo do Depósito (PL) - segundo vice-presidente

Vinícius Alves (REPUBLICANOS) - primeiro secretário;

Irene Melo Franco (PV) - segunda secretária. 

Redação Elas em Pauta  

 

Compartilhe este conteúdo: