Minas Gerais amplia combate à violência contra a mulher com protocolo Fale Agora reformulado
Governo do Estado planeja expandir a iniciativa para o interior e ampliar capacitações em 2025.
O protocolo Fale Agora, do Governo de Minas, passou por uma reformulação significativa em 2024, ampliando sua atuação no enfrentamento a diferentes formas de agressões contra mulheres no estado. A proposta agora é expandir a atuação em 2025, levar o programa a novos municípios e fortalecer a interiorização das capacitações, abrangendo mais pessoas e diversificando os espaços atendidos.
Criado em 2023 pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), o programa de prevenção a abusos em espaços de lazer e turismo agora inclui casos de violência doméstica e familiar, assédio sexual no trabalho, violência política e institucional, feminicídio, entre outros. O objetivo é fortalecer a rede de apoio e promover a conscientização sobre os direitos das mulheres.
A secretária de Desenvolvimento Social, Alê Portela, considera que a ampliação do Fale Agora é um passo importante para garantir a proteção das mulheres em todos os espaços da sociedade. "A reformulação do Fale Agora reforça nosso compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres. Acreditamos que a prevenção deve ser a base de nossas ações”, diz.
Ao capacitar cidadãos e estabelecimentos, estamos criando uma rede de proteção mais forte, onde cada pessoa tem um papel fundamental na criação de um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres", declara a secretária Alê Portela.
O Fale Agora capacita cidadãos e estabelecimentos para identificar, prevenir e acolher vítimas de violência, garantindo o encaminhamento adequado para os serviços públicos.
Reformulação
A ampliação do Protocolo Fale Agora foi implementada pela Sedese-MG, por meio da Subsecretaria de Política dos Direitos das Mulheres (SUBPDM). O êxito das ações realizadas em espaços como Arena MRV, Estádio Mineirão, Arena Independência e BH Stock Festival, além do aumento da demanda por novas capacitações, tornaram evidente a necessidade de expandir a abrangência do programa.
"Queremos quadruplicar o número de capacitações, com foco na interiorização do projeto, incluindo clubes, estádios e escolas”, prevê Joana Coelho, subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres da Sedese-MG.
Com capacitações técnicas, campanhas de conscientização, rodas de conversa, contribuições midiáticas e materiais informativos, o Fale Agora reforça o compromisso do Governo de Minas com a promoção e defesa dos direitos das mulheres.
Na nova fase, o programa conta com a participação ativa de órgãos da rede de atendimento à mulher em situação de violência, como a Defensoria Pública (DPMG), o Ministério Público (MPMG), o Tribunal de Justiça (TJMG), a Polícia Militar (PMMG), a Polícia Civil (PCMG) e outras organizações especializadas, o que garante a continuidade das capacitações nos estabelecimentos.
Capacitações e setores atendidos em 2024
Em 2024, o Fale Agora expandiu a atuação para diversas cidades de Minas Gerais, oferecendo capacitações. A iniciativa esteve presente em grandes eventos e estabelecimentos locais, alcançando 14 cidades mineiras, como Juiz de Fora, Uberlândia, Sabará, Itapecerica e Contagem.
No Carnaval, mais de 20 blocos, como Baianas Ozadas, Charangueiras, Funk You, Bartucada e Maria Pretinha, também participaram, ampliando a rede de proteção durante o evento. Além disso, no setor esportivo, o programa alcançou clubes como América-MG (masculino), Atlético-MG (feminino) e Cruzeiro (sub-15 e sub-17).
Quem esteve nas capacitações elogia o aprendizado. “Participei da capacitação há alguns meses e achei muito importante. Antes, ficávamos perdidos sobre como agir em casos de violência contra a mulher. Agora, sabemos acolher, encaminhar e lidar com essas situações de forma mais clara e tranquila. Esse aprendizado é essencial tanto para o nosso trabalho quanto para a vida”, elogia Camila Salles, assistente de eventos da Arena MRV.
O Programa Fale Agora oferece capacitação gratuita, disponível no site da Sedese-MG. Para fazer a inscrição e participar, basta clicar aqui.
Fonte: Agência Minas Gerais / Foto: Divulgação Sedese