Novas parcerias e conexões marcam o lançamento da Ascipam Mulher
O lançamento oficial do projeto, que é uma parceria com o Sicoob Ascicred, reuniu dezenas de empreendedoras de diversos segmentos, destacando a força e a relevância das mulheres no mercado.
Com um evento inovador no Espaço La Vie, foi lançada oficialmente, na noite desta quinta-feira (28), a Ascipam Mulher, um projeto que promete contribuições ao empreendedorismo feminino em Pará de Minas. O lançamento oficial do projeto, que é uma parceria entre a Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) e o Sicoob Ascicred, reuniu dezenas de empreendedoras de diversos segmentos, destacando a força e a relevância das mulheres no mercado.
Uma noite de inspiração e liderança
A apresentação ficou a cargo de Mirtes Pereira, que conduziu a cerimônia com leveza e entusiasmo. Hurana Dias, esposa do presidente da Ascipam, Evandro de Oliveira Silva, representou o marido no evento e destacou a importância da iniciativa, reforçando o compromisso da entidade em fomentar o empreendedorismo feminino na cidade.
Na sequência, Lívia Guimarães conduziu um painel apresentando cada uma das integrantes da primeira diretoria da Ascipam Mulher que apresentaram detalhes sobre o projeto que vem sendo idealizado há alguns meses. As componentes da primeira diretoria empossada, deixaram reflexões sobre o papel transformador das mulheres na economia local e na sociedade.
A primeira diretoria da Ascipam Mulher que assume a missão de fortalecer a rede de empreendedoras na região fica assim formada:
- Presidente: Roseleny de Melo Silva,
- Vice-presidente: Marília Vasconcelos de Melo Campos
- Diretora de Comunicação e Eventos : Lívia Vieira Guimarães Almeida
- Diretora de Capacitação : Renata Teixeira da Silva Varela Cançado
- Diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade: Karine Xavier Lemos de Faria
A presidente da Ascipam Mulher, Roseleny de Melo Silva, que faz história como a primeira mulher a presidir a Ascipam, a partir do próximo ano, destacou a importância do novo espaço criado, especialmente, para as mulheres empreendedoras da cidade. “Para mim é uma honra protagonizar este momento histórico, onde uma mulher, pela primeira vez, vai presidir a Associação Comercial da nossa cidade; é uma grande responsabilidade”, afirmou Roseleny, ressaltando a importância do associativismo e do cooperativismo. “A Associação Comercial de Pará de Minas é uma das maiores do Estado de Minas Gerais; e o movimento da mulher empreendedora está cada vez mais forte. E agora, nós conseguimos ter a nossa associação, diretamente voltada para o empreendedorismo feminino, que representa 50% dos negócios da cidade de Pará de Minas”, enfatizou.
Parcerias e novidades
O Sicoob Ascicred, representado por Márcia Araújo, apresentou um projeto de linhas de crédito especialmente voltado para mulheres empreendedoras, demonstrando o apoio direto ao desenvolvimento de novos negócios liderados por elas. “Essa parceria do Sicoob Ascicred com a Ascipam já vem de muitos anos; é uma parceria de sucesso! Nossa missão e objetivo com essa parceria é conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade. Estamos conectando empreendedoras, para buscar e oferecer os melhores serviços e as melhores taxas financeiras, e assim, promover a prosperidade local”, afirmou.
Isabel Mendes, presidente da Federaminas Mulher e diretora do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora, parabenizou a cada uma das mulheres pela criação da Ascipam Mulher e pela representatividade da iniciativa. Ela destacou o papel essencial da associação no fortalecimento do empreendedorismo feminino em todo o estado. “Nós, seres humanos, não nascemos para estar sozinhos; e no associativismo, eu aprendi isso, e virou uma mania para mim. Todas as vezes que a gente se sente forte, os nossos negócios também ficam mais fortes. Somos empresárias, trabalhamos por prosperidade financeira, mas atrás disso tudo, somos seres humanos, com nossas alegrais, tristezas, fraquezas... e quando nós chegamos ao lugar que nós já chegamos, é preciso fazer caber mais gente”, enfatizou.
Representantes do movimento empreendedor feminino das cidades de Belo Horizonte, Nova Lima, Barão de Cocais e Sete Lagoas também participaram do evento. Ana Paula Couto, futura secretária de Gestão Pública, e Isabel Faria, futura secretária de Cultura, estiveram representando o prefeito eleito Inácio Franco. A noite teve ainda a apresentação artística de Nina Cabral e Arimatéia Rosa, que enriqueceram o evento com suas participações especiais.
Empreendedorismo feminino em foco
O lançamento da Ascipam Mulher representa um marco para a cidade de Pará de Minas, criando uma rede de apoio e capacitação para mulheres que desejam empreender e crescer em seus negócios. Com essa iniciativa, a Ascipam reafirma seu compromisso com a valorização e o protagonismo feminino na economia local.
Redação Elas em Pauta
Imagens: Ascipam