Nova ferramenta promete ajudar empresárias a ampliar negócios
Foco da plataforma She Trades Hub é no comércio internacional.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Centro de Comércio Internacional (ITC) lançaram recentemente o She Trades Brazil Hub, um portal de apoio para empresas brasileiras conquistadas por mulheres.
A plataforma reúne diversas iniciativas de capacitação e promoção de ações conjuntas para incentivo ao comércio, a exportação e a conexão com empreendimentos internacionais. O objetivo vai além de fomentar exportações, buscando atrair investimentos para empresas lideradas por mulheres brasileiras, como explica Ana Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil.
“Esse portal é essencial porque hoje temos várias iniciativas externas ao público feminino, especialmente para mulheres empreendedoras, mas que muitas vezes ficam dispersas em diferentes sites ou plataformas. Com o apoio do International Trade Center, estamos consolidando essas informações em um único local, trazendo também a expertise de um organismo internacional altamente reconhecido no apoio a micro, pequenas e médias empresas”, afirma Repezza.
Para participar do She Trades Brazil Hub, a empresa precisa ser orientada por uma mulher, que faça parte da direção ou da gestão, ou que se preocupe à frente das operações de comércio exterior.
“Desde o ano passado, a ApexBrasil tem priorizado atrair mais mulheres para o esforço exportador, pois sabemos que isso gera benefícios não só para elas e suas empresas, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que essas empresas atuam”, completa.
Pamela Coke-Hamilton, diretora executiva do ITC, destacou a relação entre a vulnerabilidade econômica das mulheres e a permanência em situações de violência. “Acredito firmemente que há uma conexão direta entre a violência doméstica e a falta de empoderamento econômico das mulheres. Por isso, programas como o She Trades têm um impacto direto na capacidade dessas mulheres de resistirem e progredirem economicamente”, explicou.
Raquel Ribeiro, coordenadora-geral de Gestão de Empreendedorismo do Ministério do Empreendedorismo, reforçou a importância de apoiar pequenos negócios liderados por mulheres. “Investir recursos públicos em políticas que incentivam o empreendedorismo feminino também contribui para fortalecer a economia do país”, ressaltou. Para registrar uma empresa no She Trades Brazil Hub, basta acessar o site da ApexBrasil e realizar a inscrição. O programa é aberto a empresas de qualquer porte ou segmento.
Com informações Agência Brasil