She Rocks agita a noite de quinta no Teatro Municipal de Pará de Minas
A banda tem um repertório diversificado, com influências que passam pelo rock nacional e internacional, priorizando a representatividade feminina.
Na noite desta quinta-feira (24), o Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, em Pará de Minas, foi palco para o poderoso som da banda She Rocks, composta por quatro mulheres apaixonadas pelo rock e pela música em geral. Adriana Gomes (baixo e voz), Berília Damas (bateria e voz), Luciane Antunes (guitarra e voz) e Valéria Amaral (percussão e voz) formam o quarteto que entregou um show de alta energia e inspiração feminina.
Segundo Luciane, guitarrista da banda e professora de canto, o grupo já tem uma história de convivência musical. As quatro se conheceram na Escola de Música Geraldo Martins - Geraldinho do Cavaquinho -, onde Luciane ministra aulas de canto. “A Berília é estagiária e aluna, a Adriana e a Valéria também se formaram comigo. Já tínhamos essa conexão e conhecíamos o perfil e o talento de cada uma", conta. Antes da She Rocks, elas se uniram na banda Luacende, dedicada à MPB e à música autoral. Mas o desejo de explorar o rock as levou a iniciar esse novo projeto, no mês de maio.
A apresentação no Teatro Municipal representa o primeiro grande show da banda. Antes disso, o grupo fez algumas apresentações menores, incluindo uma estreia na Feirinha do Agricultor e uma apresentação em um casamento de amigos roqueiros. “Este é o nosso maior público até agora, e estamos animadas para levar nossa música a mais pessoas”.
Influências e um repertório que celebra o feminino no Rock
A She Rocks tem um repertório diversificado, com influências que passam pelo rock nacional e internacional, priorizando a representatividade feminina. Embora inclua clássicos cantados por homens, o foco da banda está nas composições e interpretações femininas. “Buscamos sempre enfatizar o feminino no rock”, destaca Berília. No setlist, ícones como Alanis Morissette, Janis Joplin, Cássia Eller, Amy Winehouse e Rita Lee se misturam, trazendo força e representatividade ao palco.
As integrantes, apesar de levarem o rock na veia, são versáteis e têm influências de diferentes estilos. “O estudo musical nos abre para outras sonoridades – MPB, erudito, jazz... Isso amplia nossa visão e nos permite construir algo único”, explica Adriana.
Mulheres com mais de 50 anos e uma energia contagiante
Um dos diferenciais da She Rocks é que todas as integrantes já passaram dos 50 anos, mas isso só acrescenta mais energia ao show. Para manter o clima vibrante, o repertório é pensado para envolver a plateia do início ao fim. “Mexemos no repertório para que o clima permaneça alto, sem monotonia. Temos algumas músicas mais lentas, mas sempre com uma energia positiva”, explicam. O show também traz uma viagem pelas raízes do rock: duas canções do negro spiritual – origem do rock, blues e gospel – fazem parte do setlist. “Queremos resgatar essa história com uma pegada rock and roll”, comenta Valéria.
Além da potência sonora, o toque feminino traz uma leveza especial. “Todas nós cantamos, e isso é um diferencial da banda. É um show vibrante, mas com a atenção que só o feminino pode apresentar”.
Redação Elas em Pauta / Fotos de Kely Ferreira