Nicelma Alves: fé e coragem na luta contra o câncer
"O amor de Deus, da minha família e dos meus amigos me curou".
Nicelma Rodrigues Alves, 49 anos, é um exemplo vivo de superação. Casada com César Altivo, mãe de Beatriz e Miguel Arcanjo, e avó dedicada, ela enfrentou um dos momentos mais difíceis de sua vida em agosto de 2018, quando recebeu o diagnóstico de câncer de mama. "Foi um susto enorme, eu e meu esposo não queríamos acreditar", ela relembra, destacando a tristeza e os desafios iniciais que enfrentou.
Apesar do impacto do diagnóstico, Nicelma encontrou forças na fé. "O Espírito Santo de Deus me dava coragem para lutar", afirma. Sem histórico familiar da doença, ela encarou o tratamento como uma fase que precisaria superar. "Eu sempre dizia que não estava doente, apenas faria um tratamento".
E assim foi. Nicelma passou por 11 meses de tratamento, iniciando em janeiro de 2019 com oito sessões de quimioterapia, seguidas por uma mastectomia radical, esvaziamento axilar e 25 sessões de radioterapia. "Eu sabia que mais forte que qualquer quimioterapia é Jesus Cristo", declara. Mesmo com todos os cuidados, ela se manteve ativa e firme em sua fé.
Um dos grandes pilares durante essa jornada foi sua família. "O apoio da minha família foi tudo. Somos muito unidos. Meu esposo, meus filhos, genro, minha mãe, meus sete irmãos, sobrinhos e minha sogra... uma família maravilhosa que enfrentou tudo comigo", conta emocionada.
Nicelma também expressa gratidão ao sistema de saúde e à Associação Abraco, que a acolheu e ajudou durante o processo. "A vida é o dom mais precioso que Deus nos deu, e devemos cuidar dela. A prevenção é vida", reforça, destacando a importância de olhar para o câncer com otimismo e fé.
"Quero dizer a todas as mulheres que lutem com muita fé em Deus, pois Ele tem poder de mudar qualquer diagnóstico. O câncer não é uma sentença de morte. Eu sou prova viva disso", afirma convicta. Católica Apostólica Romana, Nicelma também se identifica como uma Mariana Carismática e acredita que “a fé e intercessão por Nossa Senhora foram fundamentais em sua cura”.
Hoje, curada, ela segue em frente, grata pelo aprendizado e pelo amor que recebeu. "O maior aprendizado foi saber o quanto sou amada. Hoje estou curada em nome de Jesus, pela intercessão poderosa de Nossa Senhora. O amor de Deus, da minha família e dos meus amigos me curou", conclui Nicelma, sempre com um olhar esperançoso para o futuro.
Redação Elas em Pauta