Secretaria Municipal de Saúde dá início à campanha 'Pará de Minas Sempre Rosa'
Durante todo o mês de outubro serão realizadas atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama.
Na manhã desta terça-feira (01), a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou e deu início à campanha "Pará de Minas Sempre Rosa". A coletiva de imprensa foi realizada no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha tem como objetivo sensibilizar a população, especialmente as mulheres, sobre a necessidade do cuidado contínuo com a saúde, visando reduzir o número de diagnósticos tardios da doença, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres brasileiras. Durante todo o mês de outubro diversas ações serão realizadas na cidade ressaltando a importância do acesso à informação e aos exames preventivos.
De acordo com Ana Clara Teles Meytre, secretária municipal de Saúde, a campanha "Pará de Minas Sempre Rosa" acontece durante todo o ano onde os serviços de atenção primária são ofertados a todas as mulheres da cidade. "Nosso objetivo é ter no dia a dia, no cotidiano, ações que são voltadas à saude da mulher. Quando chega o mês de outubro, essas ações são intensificadas e nós colorimos a cidade de rosa mesmo para ressaltar a importância da campanha".
A secretária falou ainda sobre as Ofertas de Cuidado Integrado (OCI), um novo programa do Ministério da Saúde que visa agilizar os diagnósticos e tratamentos através de um acompanhamento especializado de vários profissionais. ""A nossa cidade aderiu a este programa do Governo Federal e, na verdade, nós não oferecemos às mulheres os exames de forma isolada; existe um plano de cuidados que vai ser direcionado a cada mulher, de forma singular"", explica Ana Clara, destacando que hoje, a Secretaria Municipal de Saúde oferece 600 vagas, mensalmente, e a procura ainda é muito baixa. A secretária complementa dizendo que "todas as mulheres que desejam ou precisam fazer uma mamografia de rastreamento ou diagnóstica podem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência onde terão acesso a todos os procedimentos, desde a consulta com a mastologista até a realização dos exames necessários".
A mastologista, Caroline Mendonça, destacou a importância do autocuidado, principalmente das mulheres, que representam 99% dos casos de câncer de mama. "O ideal é que as mulheres estejam atentas a qualquer sinal, que façam o autoexame mensal e procurem as redes, os postos de saúde, em caso de encontrar alguma coisa. As mulheres acima de 40 anos, independentemente, de achar algum nódulo, devem iniciar o rastreamento do câncer com a mamografia, pelo menos a cada dois anos. Mulheres que já tenham histórico familiar ou que percebam alguma alteração mamária devem procurar um especialista, seja qual for a idade. O importante é a gente se cuidar e estar com os exames em dia! Quanto mais rápido o diagnóstico for feito, maior a chance de cura", enfatiza a mastologista.
Lilian Luce, enfermeira e coordenadora do Serviço de Atenção à Saúde da Mulher, lembrou que ações preventivas do câncer de mama são realizadas durante todo o ano. "Nosso objetivo é que todas as mulheres tenham acesso à informação e aos cuidados necessários em tempo integral e sempre que for necessário. Mas durante o mês de outubro serão realizadas várias atividades. Aqui no AME, teremos Salas de Espera toda semana com diversos profissionais, como por exemplo, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, falando sobre os meios de prevenção à doença. No dia 11, teremos o DIA D, em todas as unidades de saúde do município com atividaes de conscientização, onde toda a população está convidada a participar. E no dia 31 de outubro, a tradicional Subida Rosa, nas escadarias do Cristo Redentor, e nós contamos com todos aqueles que apoiam a causa", destaca a enfermeira Lilian.
Todas essas ações e campanhas buscam engajar toda a população e garantir que as mulheres tenham acesso a informações e exames essenciais para o cuidado preventivo da saúde mamária.
Redação Elas em Pauta / com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas