Português (Brasil)

27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos

27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos

Em Pará de Minas, foi promovida uma caminhada de conscientização na região central da cidade.

Compartilhe este conteúdo:

Neste dia 27, o Brasil celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data é um marco para conscientizar a população sobre a importância desse ato de solidariedade que salva vidas. Criada em 2007, a Lei que institui o dia tem ajudado a ampliar o debate sobre a doação e o transplante de órgãos no País.

O Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos do mundo. Quase 90% dos transplantes são feitos pelo SUS, Sistema Único de Saúde, sem nenhum custo para o paciente. 

Apesar de ser o país que mais faz transplantes no mundo, o número de doadores ainda é baixo. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Brasil ocupa o vigésimo sexto lugar no ranking mundial na quantidade de doadores a cada 1 milhão de pessoas. O Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, foi criado para conscientizar a população sobre o assunto. A data foi instituída a partir da sanção da lei, em 2007.

No ano passado, o Senado aprovou o projeto de lei que originou a Política Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos. A medida visa ampliar o sistema nacional de transplante, além de contribuir para o aumento do número de doadores no país. 

Ações em Pará de Minas

Para marcar a data em Pará de Minas, foi promovida uma caminhada de conscientização em favor da doação de órgãos na região central da cidade. A concentração aconteceu às 9 horas, na Praça Padre José Pereira Coelho.

Percorrendo as principais ruas do centro da cidade, o objetivo dos organizadores e dos representantes da Saúde municipal é de conscientizar a população pará-minense da importância da doação e trazer o tema para o debate em todas as camadas da sociedade.

Com informações: Agência Senado e Ascom da Prefeitura de Pará de Minas

Compartilhe este conteúdo: