Português (Brasil)

21 de agosto: Dia Internacional da Moda

21 de agosto: Dia Internacional da Moda

Josy Conrado, consultora de imagem, explica que a moda deve estar aliada ao autoconhecimento.

Compartilhe este conteúdo:

Neste 21 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Moda! A data destaca o papel essencial que a moda desempenha em nossas vidas, além de exaltar a criatividade, a inovação e a diversidade que caracterizam a indústria da moda.

Vale lembrar que a moda vai muito além da roupa que usamos; é uma forma de expressão que reflete as tendências, culturas e até mesmo os sentimentos do nosso tempo. Desde os desfiles de alta-costura até as tendências nas redes sociais, o Dia Internacional da Moda nos lembra da importância de cada peça e estilo que usamos.

E o mundo da moda está se reinventando! Inclusão e sustentabilidade têm sido a preocupação das grandes marcas, cada vez mais preocupadas em adotar práticas que respeitem o meio ambiente. Além disso, há um movimento crescente para tornar a moda mais inclusiva, celebrando a diversidade de corpos, identidades e estilos.

Para a consultora de imagem, Josy Conrado, apesar de ser um tema importantíssimo, "a moda é mal compreendida pela maioria da sociedade que a vê como algo fútil ou simplesmente como um 'artigo de luxo'. "Na verdade, a moda impacta desde a camada mais seleta da sociedade até as classes menos favorecidas economicamente, uma vez que ela transita desde a forma como os indivíduos expressam seus gostos, emoções, opiniões e cultura, até a economia e a política, pois gera milhões de empregos e movimenta o comércio mundial".

Josy complementa dizendo que, "nesse sentido, uma vez compreendido a importância da moda, é necessário frisar também, que ela deve ser vista como um instrumento para verbalizar nosso estilo e comunicação pessoal, e não como um mecanismo de fuga emocional, descontrole financeiro e reprodução massiva de tendências que muitas vezes não nos representa". "Para não cair nessa armadilha, a moda deve estar aliada ao autoconhecimento, pois a intenção é que “a gente use a moda, e não que a moda use a gente”, ensina.

Então, hoje, ao escolher sua roupa ou admirar um novo look, lembre-se de que a moda é uma forma de arte que conecta pessoas e expressa a riqueza das nossas diferenças. Feliz Dia Internacional da Moda!

Redação Elas em Pauta

Compartilhe este conteúdo: